domingo, 20 de junho de 2010

Parcerias Estratégicas fazem a diferença na realização de um grande projeto.




Por Carlos Ferreira
Produtor Cultural

A palavra de ordem no momento tem sido a de cooperação e solidariedade. E a prática que torna possível a realização de um projeto de interesses comuns entre os envolvidos, está fundamentada no conceito de parceria estratégica. Para haver uma parceria de fato, é preciso ter claro o que significa e os pré-requisitos que constituem numa parceria de sucesso como:

Objetivos e Interesses – É preciso que as duas partes analisem os objetivos e interesses que os unem bem como as oportunidades e os problemas do momento atual e potencial. Se não existirem vantagens reais, é preferível não concretizar a parceria.

Honestidade e Lealdade – O primeiro passo para que qualquer parceria dê resultado é existir honestidade e lealdade entre as partes. Creio ser a honestidade um dos fatores mais importantes para a realização de parcerias. Isso pode ser observado pelo comentário de M. Hanan: Não estabeleça uma parceria somente por considerar ser essa a única forma de um grande parceiro fazer um investimento. Esteja seguro de que a lógica está correta e de que tudo mais está às claras, sem mistérios. E ser leal, é buscar sempre estar junto nos momentos difíceis quando surge as crises e momentos de turbulência. Seja extremamente leal com o parceiro. Quando as vantagens da parceria não mais se justificarem, seja leal e termine com ela. Não importa o que rege o contrato, quando não há mais interesse de ambas as partes, é chegada a hora de renegociar.

Custos e Investimentos– Analise quanto custará a parceria e lembre-se que não é só dinheiro, mas o envolvimento pessoal e o comprometimento com o projeto e os resultados. Negocie sempre com o parceiro. Uma relação de parceria deve ser de ganha-ganha / perde-perde, jamais nós contra eles.

Relacionamento e Transparência – O sucesso desse tipo de relacionamento comercial ou não, está sentado numa palavra: verdade. Portanto, não só valorize o negócio esquecendo-se das pessoas. Para isso trate as pessoas, tanto do seu parceiro como de seu projeto, como sua família ou amigos queridos, com respeito e total transparência no trato, seja na questão financeira, comunicação e ou dos resultados.

A partir do conceito definido, a busca pelas parcerias se constitui num processo de escolha de quais parceiros e colaboradores devemos nos associar e integrar ao projeto, buscando a união e a cooperação entre as partes para que se possa atingir objetivos estratégicos elaborados entre todos os envolvidos.

O projeto que estamos trabalhando da Feira do Livro de Pelotas, busca encontrar parcerias estratégicas que realmente estejam voltadas para este conceito e, que compreendam, também, o conceito de economia criativa, que abrange um conjunto de diversas ações e valoriza os diversos processos produtivos, sejam eles serviços, produtos, tecnologias, bem como outras formas de negócios que contribuam para o desenvolvimento e crescimento, seja ele econômico, cultural, humano, social, turístico das realidades de uma cidade, região, estado ou mesmo país de forma integrada e solidária. No caso de Pelotas e região sul, o novo ciclo virtuoso que está sendo iniciado a partir dos investimentos realizados nos mais diversos segmentos da região, faz com que tenhamos uma nova mentalidade a ser perseguida e praticada em prol dos interesses de maneira cooperada e criativa.

O evento da feira do livro de Pelotas tende a tornar-se um grande projeto de promoção das realidades e experiências dos diversos segmentos, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da imagem da cidade e região.

Assim sendo, o envolvimento das entidades representativas de diversos setores produtivos da cidade e da zona sul, ainda que não estejam diretamente envolvidos no segmento da cultura, devem entender que esta também tem a sua contribuição para a economia ou melhor ainda, para as diversas formas de economias que se beneficiam dos projetos de eventos de forma direta e indireta, sejam eventos de negócios, entretenimento, turístico ou culturais, fortalecendo toda uma cadeia produtiva local ou mesmo regional onde são realizadas.

Todos se beneficiam dos resultados e investimentos que são aplicados em eventos culturais e projetos como o da Feira do Livro, pois não só o setor livreiro, mas bares, restaurantes, prestadores de serviços, transporte urbano, comércio, mídia, artistas, profissionais de cultura e turístico, município e região além é claro, do público em geral.

Por fim, quando se busca parcerias junto a entidades de diversos segmentos representativos da sociedade, estamos no fundo buscando o envolvimento de toda a comunidade no processo de viabilização e promoção do evento, visando conquistar juntos os resultados de um grande projeto cultural e, a Feira do Livro de Pelotas que assume a cada edição cada vez mais o caráter de um grande negócio para todos os envolvidos.

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