segunda-feira, 21 de junho de 2010

Inovações devem marcar a 38ª Feira do Livro


Por Daiana Ribeiro e Carlos Ferreira
Comissão Organizadora da Feira

“Todas as culturas se conectam aqui”, esta é a proposta da 38ª Feira do Livro de Pelotas. O evento literário previsto para ocorrer de 29 de outubro a 15 de novembro de 2010 tem como objetivo conectar todos os segmentos da cidade e região em um só espaço, a Praça Coronel Pedro Osório, local onde a Feira é realizada.
Desde 2007 através de sua comissão organizadora a Feira vem realizando modificações estruturantes em seu projeto. Algumas destas mudanças não puderam ser percebidas pelo público por se tratar de uma condição pela qual a feira estava submetida. A partir do momento em que o evento assumiu um caráter privado, foi possível construir um novo projeto com um layout diferenciado para os expositores, integrando o evento em si ao espaço físico da praça, de forma a destacar monumentos e símbolos, bem como adaptar os estandes e as bancas de expositores livreiros, de maneira em que o fluxo do público não impedisse ou prejudicasse a ocupação desorganizada de espaços.

Entre as diversas mudanças que estão sendo realizadas está a utilização de cobertura de um novo material que vem sendo desenvolvida pelo arquiteto Marcelo Moreira, com o objetivo de disponibilizar um ambiente agradável, integrado e esteticamente transparente e seguro, desta forma permitindo que as belezas da praça não seja escondida pelo material branco, tradicional, utilizado anteriormente. O novo layout permitirá que as alamedas sejam vistas, já que são espaços nobres que encaminham o público visitante aos prédios históricos restaurados do entorno da praça.
Além do layout, entre as novidades da Feira, está a proposta conceitual de torná-la um evento atrativo comercialmente para todos os envolvidos já que o evento favorece economicamente o setor produtivo ligado aos segmentos editoriais e livreiros. A participação dos patrocinadores e apoiadores do evento não deve ser apenas no investimento buscando um retorno através das contrapartidas de mídia e da campanha de comunicação elaborada pelo evento e sim um canal de negócios. O objetivo da comissão deste ano é agregar parcerias que encontrem na Feira do Livro condições e oportunidades de conquistar bons negócios junto ao público visitante que na maioria das vezes buscam mais do que apenas a aquisição de livros.
Entre as parcerias já consolidadas, a 38ª Feira do Livro de Pelotas já conta com o apoio de entidades representativas como a Azonasul, AD Costa Doce, Sinduscon, Cooperativas, além de Instituições Culturais e de Ensino.

Em busca de novos objetivos

A atual comissão organizadora da Feira do Livro, tem como principal objetivo buscar a construção de um projeto que fomente o setor livreiro na região, que promova o turismo cultural de todos os municípios da região envolvidos no evento, que possibilite a realização de feiras do livro em todos os municípios onde ainda não há e onde já são realizados, podendo estarmos juntos promovendo e fomentando o setor livreiro em forma de cooperativa, para alavancar o setor, e principalmente, trabalhando de forma a promover a cidade de Pelotas, já que o evento é realizado no centro histórico, objeto de atração do turismo local.
Para isto, o evento precisa ter uma excelente condição de organização, profissionalizar a produção, qualificar os expositores e a programação, realizar uma excelente campanha de comunicação e principalmente construir parcerias de marcas que valorizem o projeto. Conectar todas estas ações e viabilizá-las são um desafio proposto à própria organização, pois o desejo é chegar em 2012 comemorando os 40 anos da Feira do Livro e, simultaneamente os 200 de Pelotas, em um grande evento popular, tornando a Feira um evento regional ou quem sabe até um evento de referência internacional, principalmente na América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário