terça-feira, 25 de maio de 2010

Todas as culturas se conectam aqui



Por Carlos Ferreira
Produtor Cultural

A Feira do Livro é um evento cultural de caráter popular e, significativamente um dos eventos da cidade de Pelotas de maior prestígio e relevância para comunidade local e regional.

O evento acontece na Praça Coronel Pedro Osório, emoldurado por casario edificado no século XIX, tombado e em processo de restauração, o centro histórico da cidade é hoje uma referência turística de Pelotas junto ao público visitante.

A Feira do Livro de Pelotas, que teve sua primeira edição em 1960, também foi a primeira feira do gênero realizada no interior do Rio Grande do Sul, constituindo-se na “festa do livro” do sul gaúcho. De outra parte convém destacar que, a Feira do Livro de Pelotas ao longo de suas edições vem ganhando o status de um evento regional, que ultrapassa fronteiras, atingindo outros países do Mercosul.

É igualmente importante destacar que a Feira do Livro de Pelotas é, por força de lei, um evento privado, ainda que realizado em espaço público, sob a responsabilidade da Câmara Pelotense do Livro.

A realização da 38ª edição da Feira do Livro de Pelotas 2010 é o inicio de um importante projeto que pretende realizar até 2012, através de uma programação cultural e ações conjuntas com diversas instituições, bem como a prefeitura municipal, as comemorações dos 200 anos da cidade de Pelotas e, os 40 anos de existência da feira do livro promovendo uma grande festa popular.

Sendo assim a Comissão Organizadora da 38ª Feira do Livro de Pelotas, convida a sua empresa/organização a fazer parte desse evento como patrocinadora cultural conforme o perfil de cada modalidade de patrocínio.

Dados do Projeto
38ª Feira do Livro de Pelotas.
De 29 de outubro a 15 de novembro de 2010.
Praça Coronel Pedro Osório, cidade de Pelotas/RS.

Público Alvo
Como o evento abrange toda a região da zona sul do RS, estamos focados em viabilizar a presença e visitação dos estudantes da rede de ensino escolar municipal, estadual, federal, privada, bem como do público em geral da região, assim como a visitação de diversos públicos oriundos de outras regiões do estado e do país, além dos países vizinhos da fronteira com o Rio Grande do Sul.

Estimativa de Público: 250.000,00 visitantes.

Objetivo
Realizar a 38ª edição da feira do livro de Pelotas no período dos dias 29 de outubro a 15 de novembro de 2010.

Objetivos Específicos:
Organizar a programação artística e cultural em parceria com instituições de ensino universitário, escolas públicas e privadas e instituições culturais;
Realizar oficinas e palestras gratuitas no período de 17 dias de realização do evento junto ao público infantil, adolescente e adulto;

Promover e realizar concurso de Criação Literária por meio da internet com a participação dos estudantes da rede de ensino pública e privada da região e da cidade;

Realizar apresentações artísticas e outras expressões culturais da comunidade regional e local no palco de shows do evento;

Oferecer espaços para exposições, salas de atividades lúdico-pedagógicas e outras ações de promoção da arte e dos artistas populares;

Promover por meio de parcerias estratégicas com empresas e instituições ligadas ao setor turístico o patrimônio cultural da cidade e atrações de interesse turístico cultural;

Mobilizar a participação da rede escolar de toda a região sul somando os 22 municípios da zona sul;

Viabilizar a presença de autores importantes do cenário literário local, regional e nacional, além de convidados estrangeiros dos países de fronteira com o Rio Grande do Sul - Argentina e Uruguaio através de intercâmbio cultural.

Realizar campanha de incentivo e fomento da leitura em parceria com instituições que realizam atividades de leitura junto aos diversos públicos e;

Oportunizar a participação das empresas patrocinadoras do evento de forma efetiva nas ações de marketing social e cultural, oferecendo ao público atividades de inclusão cultural.


Descrição do Projeto

O projeto do evento da feira do livro visa promover e fomentar o turismo cultural da cidade de Pelotas e região, por meio de uma programação artística e cultural reunindo livrarias, editoras e autores de diversas partes do país para exposições de obras, apresentações artísticas, oficinas literárias, workshops, palestras e painéis de debates e, outras atividades de interesse cultural junto ao público local e regional.

Pretende ainda, incentivar e fomentar junto às redes de ensino público, privada e superior, a leitura e a produção literária através de oficinas de criação, concursos, lançamentos de novos autores e encontros com escritores e pensadores renomados para debaterem junto ao público, temas da economia da cultura e o papel da cultura no desenvolvimento humano e social.

Por fim, o projeto do evento deseja agregar diversas outras ações e atividades de extensão e pesquisa, promovidas pelas instituições universitárias da região da zona sul, como: Fundação Universidade de Rio Grande, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas e outras instituições de ensino superior, além de órgãos do governo federal, estadual e regional, que possam contribuir com atividades e projetos de fomento e inclusão nas diversas áreas, principalmente na área da cultura e do turismo de eventos, estimulando o desenvolvimento econômico, social e cultural da região de forma sustentável.

Justificativa
A zona sul do Rio Grande do Sul vive um novo ciclo de esperança e perspectivas positivas de crescimento e desenvolvimento econômico, conseqüência resultante dos investimentos que estão sendo realizados na região nos diversos setores produtivo da economia regional. Formada por 22 municípios, Pelotas e Rio Grande são as duas cidade pólos que aglomeram a maior concentração populacional e atividade econômica da região. Com o crescimento cada vez mais acelerado pelos investimentos, outro importante destaque para alavancar a região são dos setores do turismo e da cultura.

Sendo esta região marcada por importante patrimônio histórico preservado na maioria dos municípios, é através de atividades e eventos culturais que toda essa riqueza histórica e patrimonial, além das belezas naturais existentes em cada cidade que será promovida e divulgada em todas as regiões do Brasil.

Todas essas perspectivas apontadas resultam no crescimento das demandas da população local e regional que contemple para além das necessidades básicas da sociedade.

Sendo um grande centro de referência de ensino e excelência, a região da zona sul concentra importantes instituições de pesquisa de nível superior e técnica, como a Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Católica de Pelotas, Instituto Federal Sul-Riograndense e, outras faculdades e escolas técnicas estaduais e municipais, que juntas, contribuem fortemente para efervescência da atividade cultural que caracteriza a maioria das cidades da região.

Pelotas é uma cidade pólo com enorme destaque na região e no país por sua intensa atividade cultural diversificada, além de reunir a maioria das universidades da região. Também é um importante centro econômico, atendendo as demandas locais e da zona sul, o que torna a realização do projeto da Feira do Livro de Pelotas num importante instrumento de fomento e promoção de toda a riqueza do patrimônio cultural aí existente, desta forma atraindo atenção da mídia nacional e de agentes fomentadores do turismo de eventos.

Por fim, a realização da feira do livro em pleno espaço público na Praça Coronel Pedro Osório, emoldurado por prédios históricos do século XIX preservados, que serão utilizados para atividades e ações de fins culturais, oportunizará a população local, regional e de outras partes do país, um grande momento de encontro com a história e as diversas manifestações artísticas que serão programadas gratuitamente para o público participar.

Um comentário:

  1. Olá Sr. Carlos. Inicialmente gostaria de parabenizar pelo novo site da Feira. Como o do ano passado, está agradável de ler e dentro do espírito da nossa feira.
    Escrevo a vocês porque sou professor no IFSul do curso de Comunicação Visual. Este ano, em um dos nossos projetos interdisciplinares estamos trabalhando também com a Feira como tema de projeto. É um exercício de projeto em que tentamos incorporar conceitos e decisões de projeto pertinentes a um determinado assunto escolhido. Cada aluno está, portanto, elaborando uma marca para a feira, um site e um hotsite promocional, um guia, propaganda e aplicativos, a partir de temas escolhidos por nós. Estivemos em contato, a princípio, com o Sr. Marcos Macedo, membro da Câmara Pelotense do Livro, que nos deu um grande apoio para explicar o funcionamento da Feira e na obtenção de conteúdo. Estamos agora finalizando os projetos e gostariamos de convidar vocês e os membros da CPL para assistirem as bancas de apresentação no dia 14 de julho, nos turnos da manhã e da tarde. Acredito que seria especial para os alunos caso algum membro organizador da feira prestigiasse nossa apresentação.
    Já a algum tempo tento contato com você, mas o número que me foi passado pelo Sr. Marcos não atendia. De qualquer forma, gostaria de manter contato para um novo projeto da Feira que provavelmente ocorrerá no próximo semestre.
    Obrigado pela atenção
    Rafael Arnoni

    rafael.arnoni@gmail.com

    ResponderExcluir